Descrição enviada pela equipe de projeto. Duas das maiores estufas de clima controlado do mundo foram construídas como a peça arquitetônica central dos novos Jardins na Baía Sul de Cingapura, com 54 hectares, a primeira parte completa do espetacular projeto Jardins próximos à Baía.
Projetado pela aclamada firma de arquitetura Wilkinson Eyre, a estufa climatizada de vidro e o aço trazem os climas e plantas das regiões do Mediterrâneo e de florestas de altitude para a tropical Cingapura. Os destaques da atração incluem uma cascata interna, um prado perpetuamente em floração, terraços em diferentes níveis de plantio vertical e passarelas de altas através e acima da copa das árvores.
As estruturas curvilíneas das estufas foram concebidas tendo a sustentabilidade como um ponto de partida, com toda a consideração dada às técnicas de controle passivo de clima. Um sistema de sombreamento controlado por computador e tecnologias de refrigeração neutras em carbono foram integradas a estrutura do edifício de forma eficiente para manter o clima interno.
O projeto de Bay South Garden, que custou £ 350.000.000, um dos três Jardins previstos nos projetos da Baía, iniciados pelo Conselho Nacional de Parques (NParks), em Cingapura, abriu em 29 de Junho 2012. A firma Wilkinson Eyre Architects conduziu o projeto das estufas climatizadas, enquanto que o plano diretor e o paisagismo das áreas circundantes foram projetados por Grant Associates. A Engenharia estrutural foi do Atelier One, serviço e engenharia ambiental por Atelier Ten, os inspetores de quantidade Davis Langdon & Seah e o design de exposição do Design Land também fazem parte da equipe de projeto britânica, que foi nomeado em 2006, depois de uma competição internacional.
Grant Associates supervisionou o design da imponente floresta de "Supertrees" ao sul das estufas, que tomam a forma de estruturas de planta carregada de até 50 metros de altura ,que proporcionam agradável sombra durante a coleta de energia solar e ventilação do calor excessivo do complexo.
As estufas climatizadas conjuntamente delimitam uma área de mais de 20.000 metros quadrados e atingem uma altura de 58 metros acima da margem da baía. South Bay Garden é construído em terrenos valorizados e, na ausência de uma paisagem natural, as estufas são marcos que caracterizam tanto a baía e os arranha-céus de densos distritos urbanos que circundam o jardim.
Paul Baker, Diretor responsável pelo projeto no Wilkinson Eyre disse: "A sustentabilidade foi o nosso ponto de partida para Bay South Garden. Para abrigar uma organização focada na preservação da ecologia em um prédio com uma pegada de carbono enorme causado por ar-condicionado teria sido uma loucura. Concluir as Estufas foi uma conquista extraordinária de técnica, o que não teria sido possível sem o abrangente brief do projeto, a visão de NParks, a experiência de nossos parceiros e da estreita relação de trabalho desfrutamos. Na minha opinião, nosso projeto representa uma integração sem precedentes dos princípios de sustentabilidade em uma estrutura deste tamanho. Este é um projeto notável, com uma ambição incrível. Ele vai desempenhar um papel importante no futuro de Cingapura, não apenas como um centro de comércio, mas também como um destino de viagem. "